Resumo do projeto

O contexto económico e social em que nos encontramos é um dos fatores que enfrentamos na educação. Estudos recentes conduzidos a um nível europeu demonstraram que ainda existem situações difíceis a enfrentar. os estudantes são oriundos de ambientes de risco económico muito elevado, sendo esse o maior desafio externo a que estão expostos. O resultado são estudantes com grande desinteresse pela escola em geral, e o abandono do ensino secundário é a consequência imediata.

Para contar com estas questões, a escola precisa de se definir em termos de métodos utilizados para lidar com os estudantes. Normalmente, a redefinição é um processo longo, que pode incluir custos adicionais muitas vezes difíceis de fornecer. A escola devia abrir-se à sociedade em duas direções: assumir o que é útil na educação e que tem vindo a ser desenvolvido em ambientes não formais, mas também levar a sociedade a levar o que é de valor na escola.

O nosso projeto fornece uma solução possível que pode ajudar a reduzir as pressões nos estudantes e nas famílias enquanto fornecem soluções de médio e longo prazo. Para as escolas é uma forma de experienciarem o controlo do ambiente externo, de modo a se valorizarem.

As seis escolas envolvidas neste projeto têm diferentes perfis, quer nos que diz respeito aos ambientes económicos que as envolve quer no que respeita ao interesse dos estudantes ou ao nível de competências e as suas aspirações. O interesse comum que temos é de o nos adaptarmos à procura da sociedade e contrariar as ameaças a que somos sujeitos, na sua maioria as mesmas. O envolvimento de uma universidade neste projeto, através de uma instituição de educação, é o ponto de junção das nossas ações.

Diretamente, o projeto dirige-se a um numero de 180 estudantes e 84 professores que vão participar em atividades de aprendizagem no curto prazo. Vão sobretudo ser parceiros na identificação de formas de usar dispositivos móveis nas suas potencialidades em desenvolvimento, numa perspetiva de aprendizagem de longo prazo.

As principais ações que propomos desenvolver nesta parceria estratégica são:

- desenhar métodos e atividades necessários para facilitar a aprendizagem através de dispositivos móveis

- desenhar atividades de avaliação qualitativa e habilidades dos participantes

- desenvolver técnicas especiais para gerir o uso desses dispositivos na sala de aula

- desenvolver, avaliar e certificar a literacia digital dos estudantes e professores, num contexto europeu

- desenvolver competência de comunicação e trabalho em grupo, em espaços reais ou virtuais

- desenvolver materiais curriculares, cursos e materiais relacionados, permitindo a sustentabilidade do projeto depois dos fundos terminarem

 

As atividades vão ser conduzidas online numa perspetiva de encontros transacionais. Estão planeadas:

- 6 mobilidades misturadas de aprendizes, um para cada escola, por cinco dias. Dois estudantes de cada escola vão participar e vão ser acompanhados por uma pessoa (professor) de cada escola.

- 6 eventos de staff de pequena duração, cinco dias cada, um para cada escola. Em cada evento vão participar 2 pessoas (professores) de cada parceiro

- 2 múltiplos eventos, o primeiro organizado pela escola da Maia em colaboração com a U. Minho e o segundo em Focsani. Pelo menos um representante de cada parceiro vai participar online, e um número de participantes locais/estrangeiros, para além das escolas envolvidas no projeto. O total de participantes é de 150.

Para organizar as atividades do projeto, monitorizar e avaliar estão planeados 3 encontros transnacionais do projeto, em que dois representantes de cada parceiro vão participar.

Os resultados do projeto que vão ajudar a atingir os seus públicos são de três tipos. Uma vez que neste projeto temos como objetivo a inovação, a categoria mais importante é representada, neste ponto de vista, como outputs intelectuais. Um número de resultados tangíveis e intangíveis que propomos também vão contribuir para atingir esses públicos.

Os resultados esperados são maioritariamente a alteração da perceção dos estudantes sobre a sua própria educação, demonstrados pelo aumento dos níveis de competências básicas e transversais, acompanhadas pela redução do abandono escolar e o aumento do desempenho da qualidade do ensino através de um aumento das competências necessárias.

O impacto do projeto no longo prazo está relacionado com a sua capitalização pelos parceiros, num contexto europeu, e pelo nível dos estudantes e professores, quer em termos de competências desenvolvidas quer em termos de perspetiva de uma abordagem direta à sua educação em termos de aprendizagem ao longo da vida.

Leia "Resumo do Projeto" em:

Inglês

Turco

Grego

Polonês

Romena

Italiano

Project no.  2016-1-RO01-KA201-024659, Duration: 24 months (01 / 10 / 2016 - 30 / 09 / 2018), Coordinator : Petronia Moraru, Colegiul Tehnic Edmond Nicolau Focsani.Funded by the Erasmus+ Programme of the European Union. The European Commission support for the production of this publication does not constitute an endorsement of the content, that reflects the views only of the authors. The Commission cannot be held responsi­ble for any use of the information contained herein.